Coordenadores e Cineastas Convidados

Torquato Joel 

Nasceu em Sousa, Paraíba, Brasil. Formou-se em Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Estudou cinema no Atelier de Cinema Direto da UFPB e na Association Varan (Paris, França). Trabalhou em diversos filmes como roteirista, assistente de direção e como consultor de direção. Em 1998, realizou seu primeiro curta em 35mm: O Verme na Alma. Posteriormente, realizou outros curtas: Passadouro (1999), Transubstancial (2003), Gravidade (2006), Aqui (2007), Estes (2009), Ikó-Eté (2012) e Transmutação (2013). Seus filmes foram selecionados e permiados em importantes festivais brasileiros, como Brasília, Gramado, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, além da participação em festivais no exterior como Huesca, Rotterdam, etc.. Joel foi editor do fanzine A TELA DEMONÍACA. Atualmente é coordenador geral do Projeto ViAção Paraíba, de difusão de audiovisual no interior do estado, e vem coordenando laboratórios de roteiros para curta-metragem em vários estados. Seu curta Transmutação obteve a menção honrosa do Premio Itamaraty no Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Virgínia de Oliveira (Gualberto) 

Virgínia de Oliveira faz parte do quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba.  Doutora em educação, bacharel em comunicação social é também coordenadora do projeto “Cinestésico” e idealizadora/diretora da “Mostra Interestadual do audiovisual paraibano” que ocorre na Paraíba em João Pessoa, Cajazeiras, Bananeiras e Queimadas; no Rio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRJ.

Júlia Vilhena

Realizadora e pesquisadora, dedica-se atualmente ao desenvolvimento de roteiros de documentário e ficção. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem "Que a saudade se faz tarde" (2014), exibido no Canal Futura e na Mostra do Filme Livre e "Dora" (2016), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival 72Horas. Formada em Antropologia na Universidade de Brasília e Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ), faz Mestrado com pesquisa em literatura e cinema na PUC Rio. Realizou uma série de cursos de cinema em Brasília, RJ e Buenos Aires. É sócia da produtora Curta o Curta, para a qual faz pesquisa de projeto e curadoria de mostras de cinema.

Rodolpho de Barros

Rodolpho de Barros Formou-se em direção cinematográfica pela Universidad del Cine de Buenos Aires. No cinema, destacam-se os trabalhos como assistente de direção no longa italiano-argentino “Dancing With Maria” vencedor do "ivitas Vitae prossima no Festival de Veneza e finalista do European Movie Awards e nos curtas “Ha olvidado su paraguas” estreado na Bienal de Buenos Aires, “Serie Negra” estreado no Rio de Janeiro International Short Film Festival e exibido no Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, e em etapa de pós-produção “Relato Siniestro” e “Interior Habitación”. Atualmente, escreve o filme histórico "Poty" em parceria com o diretor, Torquato Joel. Seu último curta "A ética das hienas" está em fase de pós-produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário